Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EDA CARNEIRO ROCHA


Eda Carneiro da Rocha nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro sob o signo de Aquário, o que a faz ser muito zelosa ou ciumenta com quem ama e gosta.
Formada em Letras Neolatinas, especializou-se na Língua Francesa, sendo Titular de Língua e Literatura Francesas.
Fez a Faculdade da UEG, atual, UERJ, no Rio de Janeiro, onde lecionou por 9 anos, como assistente da cadeira de Francês e no Colégio Pedro II, onde trabalhou por 26 anos.
Apesar de conhecer a fundo a Língua Portuguesa, de gostar de boas leituras nunca pensou em compor poemas... Na adolescência escrevia textos em prosa, forma encontrada para expor o que sentia, e que precisava colocar para fora... No ano de 2003, incentivada pela poeta e amiga Ligia Tomarchio encontrou a magia da poesia e escreveu seu primeiro poema intitulado Rose. Tema inspirado na cor rosa de uma tarde de crepúsculo na bela Araruama, onde reside. Quem faz o primeiro e sente aquele gosto maravilhoso de criar, de colocar no papel matizes de sentimentos e emoções, ganha asas e aprende a voar com os pés no chão. E assim foi com a Eda, no dia seguinte nascia Promessa de Amor. E para quem dizia que não era poeta, um novo horizonte se abria, trazendo uma alegria que não podia ser definida, e a poesias fluíam, livres, leves e soltas... Eda aprendeu a tirar água da pedra, reaprendeu a sonhar e lidar com alegrias e tristezas que viviam trancadas dentro de si, aguardando o libertar... Poeta é como mágico, tem sempre uma carta, ops, palavra guardada... Poeta só precisa disso, uma palavra! Com ela, ele vai esculpindo até encontrar sua essência mais bela e molda liricamente novos versos. Poeta é um escultor que com as mãos transforma a vida, o mundo e a si mesmo! Poeta tudo vê com os olhos da alma e a inspiração esparge, se espalha qual semente levada pela brisa mansa.
Eda passou por momentos doloridos e pensou que não sairia deles, que nada mais fazia sentido, mas com ajuda de amigos e de Deus retomou o leme do barco-vida e avistou um cais, cheio de esperança e estesias, renasceu! Motivo pelo qual é sensível e dedicada à dor humana e presente quando alguém precisa de uma palavra de conforto. Assim sendo, o amor é seu tema principal em tudo que escreve e na forma de viver. É na dor que se cresce como ser humano e Eda cresceu e venceu!!!
Seu livro de cabeceira é o Pequeno Príncipe. Gosta de ler Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Paul Verlaine e claro, Antoine de Saint-Exupéry. Em relação às músicas, aprecia os clássicos e as românticas, não poderia ser diferente, por tal fato é conhecida como Poeta do Amor. Amante da natureza e dos animais, tem como cores preferidas o branco e o azul. Os amigos que conquistou nesta árdua caminhada estão bem guardados em seu coração e os vê como razão de viver, quem tem um amigo nunca está sozinho e Eda tem muitos!!!
Uso esta citação da Eda desejando a ela paz, luz e harmonia. Que a canção da vida seja uma folia constante para que a inspiração nunca lhe falte e sejamos sempre agraciados com a grandeza do seu talento.
“Poesia é o dom de se perpetuar e de dar Amor, na forma de Lirismo, em que empregamos o coração em prol de nossa alma"!
Para ler belos poemas e conhecer um pouco mais da poeta homenageada, visite-a em seu site:
www.albumpoeticoeda.com.br


Anna Peralva


Ausência de Laços
Eda Carneiro da Rocha

Choro todo o amor padecido,
não compartilhado,
não dado,
não amado! ..

Na tua ausência, quase total,
me senti um peregrino!..
E, como tal ,muito tenho caminhado,
te procurado,
para a recompensa de toda a falta
que me fazes!..

Um abraço ,no laço ,de um coração esparso.
Um beijo não trocado, pela tua falta!
Tua presença que não senti,
para realizar esse beijo tão prometido,
tão distante me senti!..

Mas, hoje, pego do tempo as horas.
Vôo ao teu encontro,
para te dar todas as flores do nosso caminho
espalhadas ao léu,
sem querer pisá-las,
somente amá-las,
para que não aches que a vida só passou,
que as flores não germinaram
nesse amor que não acabou!..

Trabalho de arte: Marilda Ternura

Nenhum comentário:

Postar um comentário