Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HELENA KOLODY

 
HELENA KOLODY
(1912 - 2004)
 
Filha de imigrantes ucranianos da Galícia Oriental, que se conheceram no Brasil e se casaram no Paraná, nasceu em Cruz Machado (PR), dia 12 de outubro de 1912, a grande poetisa Helena Kolody.
Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário, estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.
 
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá.
 
Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de Escola Pública. Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos. Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro "Viagem no Espelho", foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.
 
Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi "Paisagem Interior", dedicado a seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação.
 
Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.
Em pequenos versos e poucas rimas a poetisa encanta o leitor com sua simplicidade e amor à sua história .
Helena, em princípio, foi muito criticada com argumentos de que o que escrevia "não era soneto, não tinha rima, não era poesia". Mas, ela gostava de desafios e assim tornou- se a primeira paranaense "Hajin" ( pessoa que cultua Haicai), com o nome artístico de Reika ( perfume da poesia), concedido em 1993 pela comunidade nipobrasileira de Curitiba.
Helena Kolody foi vencedora de vários concursos, tema de filme, peça teatral e tese universitária; é autora de numerosos livros, sendo que "Paisagem Interior" (1941) foi o primeiro a ser editado, além de vários outros como:

"Música Submersa" (citado anteriormente), "InfinitoPresente" (1980), "Viagem no Espelho" (1995) e "Caixinha de Música" (1996) .
 
Foi admirada por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski, sendo que, com esse último, teve uma grande relação de amizade pessoal e literária.
 
Em 1985 recebe o "Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba", em 1987 o título de "Cidadã Honorária de Curitiba", em 1988 foi criado
o "Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody", realizado anualmente pela Secretaria da Cultura do Paraná, em sua homenagem, em 1991 foi eleita para a Academia Paranaense de Letras.
Em 1992, o filme "A Babel de Luz", do cineasta Sylvio Back, homenageia os
80 anos da poetisa, tendo recebido o prêmio de melhor curta-metragem
e melhor montagem, do 25° Festival de Brasília.
Em 2002, foi feita uma exposição em homenagem aos 80 anos da poetisa,
na Biblioteca Pública do Paraná e, em 2003, recebe o título de "Doutora Honoris Causa" pela Universidade Federal do Paraná.
Aos 82 anos, Helena Kolodi faleceu em Curitiba (PR) em 15 de fevereiro de 2004.
 
 
AREIA
 
Da estátua de areia,
nada restará
depois da maré cheia.
 
** ** **
 
HAI-KAIS
 
Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem ve-la.
*
Arco íris no céu.
Está sorrindo o menino
que há pouco chorou.
*
Trêmula gota de orvalho
Presa na teia de aranha,
Rebrilhando como estrela.
*
Festa das lanternas!
Os ipês estão luzindo
De globos cor-de-ouro.
*
Corrida no parque.
O menino inválido
aplaude os atletas.
*
Nas flores do cardo
leve poeira de orvalho.
Manhã no deserto.
*
O brilho da lâmpada
no interior da morada,
empalidece as estrelas.
*
A morte desgoverna a vida.
Hoje sou mais velha
que meu pai.
 
 
Fontes de Pesquisa:
 
Trabalho de Pesquisa: Eliana llinger (Shir)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário