Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









sexta-feira, 24 de agosto de 2012

JOSÉ PAULO PAES

JOSÉ PAULO PAES
(1926 - 1998)
José Paulo Paes nasceu em Taquaritinga, São Paulo, filho de Paulo Artur Paes da Silva, português, e de Diva Guimarães, brasileira. Passou sua infância na casa do avô materno, J. V. Guimarães, livreiro e tipógrafo.
Em 1943 vai a São Paulo para tentar vaga no curso técnico do Colégio Mackenzie, não consegue, e para manter-se na cidade, trabalha como assistente do escritor Tito Batini. A morte do avô, contudo, leva-o de volta a Taquaritinga.
No início de 1944, presta exames e ingressa no Instituto de Química de Curitiba, formando-se químico industrial em 1948 e durante muitos anos trabalhou em laboratório farmacêutico. Todavia, paralelo a essa profissão, jamais deixou a literatura - cujo interesse foi-lhe passado pelo avô - sendo ainda que nos tempos de aluno em Curitiba, já colaborava com a Revista Joaquim, dirigida por Dalton Travisan. Dessa temporada paranaense, nasce seu livro de estréia, O Aluno, de 1947, fortemrnte influenciado pela poesia de Carlos Drumond de Andrade, que lhe respondeu com o conselho de evitar a imitação de vozes alheias.
Em 1949, transfere-se para São Paulo, quando passa a colaborar com os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Tempo, Jornal de Notícias e Revista Brasiliense, aproximando-se de escritores modernistas como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Oswald de Andrade.
Foi neste tempo que conheceu Dorotéia Costa, conhecida por Dora, primeira bailarina do Teatro Municipal de São Paulo, com quem se casou e a quem dedicou "Cumplices", de 1951, seu segundo livro. Por falta de um estudo melhor, sua obra foi comparada às dos poetas da Geração 45, tendo inclusive participado de uma antologia junto à Haroldo de Campos e Décio Pignatari, quando eram chamados de "novíssimos", ou seja, antes da eclosão da poesia concreta, à qual Zé Paulo (como o chamavam) soube com inteligência absorver, cujos resultados apareceram em seu livro "Anatomias", apresentado justamente por Augusto de Campos. Mais que poesia concreta, seu livro aproveita um ritmo "oswaldino", como nos poemas "L'affaire Sardinha" (que fora publicado em 1962 na antologia Violão de Rua, na UNE) e o conhecido "Epitáfio de um Banqueiro".
Por volta de 1963, José Paulo dá início a um trabalho intenso à frente da Editora Cultrix, abandonando sua profissão como químico, dedicando-se a partir de então integralmete à literatura. Na companhia de Massaud Moisés foi organizador do "Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira".
Em 1981, aposenta-se como editor, dando início a um dos mais competentes trabalhos de tradução entre os escritores brasileiros, verteu para o português autores de diversas línguas, como Charles Dickens, Joseph Conrad, Pietro Aretino, Konstantínus Kaváfis, Laurence Sterne, W. H. Auden, William Carlos Williams, Ovídio, Paul Éluard, Edward Lear, Rilke,  Lewis Carrol, entre outros tantos.
Seu reconhecimento na matéria resultou em sua nomeação como Diretor da
Oficina de Poesia no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Em 1986 vem à público o livro "Um Por Todos", reunindo seu trabalho até então, apresentado pelo crítico Alfredo Bosi. Vem ainda da década de 1980 seu interesse pela poesia infantil, com a qual alcançou grande êxito entre as crianças.
Em 1989, lançou pela coleção "Claro Enigma" , organizada por Augusto Massi, o livro "A Poesia está morta, mas eu juro que não fui eu", título extraído do poema "Acima se qualquer suspeita". 
Na década de 1990 dá sequência ao seu trabalho, lançando diversos livros de ensaios, poemas infantís, traduções e poesias, sendo o "Prosas seguidas de odes mínimas", um dos mais bem recebidos, livro no qual reflete um momento difícil de sua vida, quando tem a perna amputada, como pode-se ler no poema "Ode à minha perna esquerda". 
Zé Paulo faleceu em 1998, deixando inédito o livro "Socráticas", que veio ao público em 2001
CONVITE
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião...
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam,
como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Fontes de Pesquisa:
 Trabalho de Pesquisa: Eliana Ellinger (Shir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário