Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HUMBERTO RODRIGUES NETO


O Clube de Poetas reverencia com alegria a poesia de Humberto Rodrigues Neto. Nascido em São Paulo, desde pequeno adorava folhear livros em busca do encanto de poesias... Quando cursava o ginásio embrenhava-se um bibliotecas, leitor assíduo de poemas de acordo com sua idade. O prazer da leitura era tamanho que seus olhos embevecidos sorviam as letras dos grandes poetas brasileiros, portugueses e espanhóis, além das traduções poéticas francesas, italianas e inglesas. Admirava principalmente os sonetos, pois os considerava a mais bela e expressiva forma de manifestação dos sentimentos contidos no ser humano.

Participou, com outros poetas, da VI Antologia “Palavras de Poetas”, editada em 1966 pela Physis Editora Ltda. e foi premiado no I e II Concurso Nacional de Poesia ”Menotti Del Picchia”, recebendo menção honrosa no XI Certame Cultural de Poesias da Secretaria de Educação de Guarulhos – SP, assim como no Concurso de Poesias do C.T.A., de São José dos Campos – SP e no IV Concurso de Trovas/2008 da UBT-Maranguape.

Fora da poesia tem alguns contos, diversas crónicas, em estudos comparativos, que fez entre o Espiritismo e as demais religiões, e duas peças teatrais: “Extorsão” e “Sempre Há Sol Depois da Chuva”, além de um “sketch” teatral infantil: “Sonho de Criança”.

Humberto poeta divinamente! Encontrou no espiritismo a fé que o motiva nessa viagem-vida e a certeza de que não se vive apenas uma só vez! Pois essa casca que nos veste é finita e abriga uma alma imortal, chama milenar que entre idas e vindas no cais do tempo, tem como missão o aprendizado, a lapidação do ser através dos seus atos, para que leve seja sua bagagem. Evolução é o caminho da paz!

É um sentimental que se comove com tudo que toca fundo suas emoções e não se envergonha quando as lágrimas rolam, molhando a face, que sem disfarce revela sua sensibilidade extrema e solidariedade para com os mais fracos,injustiçados ou os que usam o livre - arbítrio de forma errônea, desperdiçando assim a dádiva recebida e adentrando num portal obscuro onde o pensamento fica distante da lucidez e o corpo sofre, iludido com a efemeridade das ilusões passageiras.

Gosta de cinema, teatro, leitura, documentários e noticiários de TV, futebol, música, (principalmente orquestrada) e de vez em quando um bailinho, para manter o equilíbrio do corpo no compasso da melodia.

"Saio da atração terrestre diante de um parque florido, de um lago em repouso, ou da voz noturna do mar sussurrando madrigais a lua e as estrelas!"

Na AVPB, Academia Virtual de Poetas do Brasil, quando dirigida pela saudosa Olga Kapatti, editou seu primeiro e-book: “Rabiscando Rimas”, e no site Arte e Poesia, de Teka Nascimento, o segundo: “Metrificando Sonhos”.

Como poeta inclinou-se para o soneto, embora escreva poesias abstratas ou modernistas, que dispensam rimas ou métricas, mas requerem riqueza de metáforas. Como poeta, Humberto usa a pena com maestria e sempre voamos com a estesia de sua inspiração.

Ainda guarda em si um menino arteiro e brincalhão... Que quando escapa da maturidade das estações vividas, propicia intensa alegria aos leitores.

Sorvam o belo poetar de um homem que enfrenta qualquer adversidade com coragem e, com o coração sempre aberto caminha de cabeça erguida, nesse cenário terreno.


Anna Peralva


RETORNO
Humberto Rodrigues Neto


Esse teu ser, pra quem o amor é amor
e de uma doce espera se inebria,
contando as horas que compõem o dia,
desde a manhã cedinho ao sol se pôr,

a minha volta aguarda e se angustia
e suspira, num ai desolador,
temendo que a distância traga a dor
do fim de tão ansiada fantasia!

Não te amargures com tão longa espera,
desfruta agora da tua primavera,
deixa passar esse enfadonho outono...

Ao teu jardim um dia eu tornarei,
pois jamais, meu amor, permitirei
dele se aposse algum estranho dono!

Trabalho de Arte: Marilda Ternura

Nenhum comentário:

Postar um comentário